A Importância da Amostragem do Solo
O solo para plantio deve conter níveis de acidez e basicidade ideais para que a semente atinja o seu desenvolvimento adequado. A avaliação da fertilidade do solo é feita através da amostragem com base na análise físico-química das amostras seguidas de ações corretivas através do manejo do solo.
A amostragem pode ser dividida em duas categorias básicas: ao acaso e sistemática. A amostragem ao acaso é o método utilizado para a agricultura convencional. Enquanto a amostragem sistemática é recomendada na agricultura de precisão e controle de poluição ambiental, sendo o método mais adequado para diagnosticar a variabilidade espacial das propriedades do solo de uma área.
Devido a heterogeneidade do solo deve-se coletar amostras de diferentes glebas uniformes (divisão feita na propriedade) que são separadas por características como: posição do relevo; cor do solo; erosão e drenagem; histórico de cultura e cobertura vegetal. Após divisão da propriedade são colhidas no mínimo 15 amostras de solo de uma mesma gleba levando em consideração o número de hectares, podendo ser amostragem simples, destinada para classificação física do solo, ou composta, utilizada para avaliação química do solo. A fase ideal para coleta de amostras é antes da aração ou gradagem, com antecedência de 6 meses, de modo a receber os resultados em tempo para fazer calagem e gessagem de culturas temporárias, quando necessárias.
Para que o objetivo final seja atingido é necessária a realização de outras atividades além da amostragem, como o envio ao laboratório, preparo da amostra e quantificação dos nutrientes, interpretação dos resultados, recomendações ao produtor e confirmação dos procedimentos, tendo em vista que o controle da amostragem é de suma importância no resultado final da análise, pois infere diretamente no rendimento econômico da do plantio agrícola do produtor.
Referências:
Manejo do Solo no Sistema de Produção Orgânico de Hortaliças; Circular Técnica 64; Embrapa Hortaliças. Brasília, 2008. Acesso em: 21 de abril de 2018.
Amostragem de solo para análises de fertilidade, de manejo e de contaminação. Embrapa. Acesso em: 21 de abril de 2018.